sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carnaval do GUAPÉ 2011



“Aguapé” – Caminho nas águas - em língua indígena. Poucos lugares têm nome tão adequado pois a nossa Guapé está fincada entre dois, dos mais importantes rios das Geraes: o Grande e o Sapucaí. Por décadas este foi o único motivo para o “caminhar nas águas”; o homem branco no entanto queria mais e literalmente fez o guapeense caminhar nas águas, inundando um terço de seu território com a construção da Barragem de Furnas no início dos anos 1960. Ironia da sorte o brasão da cidade, datado do ano de sua fundação 1924, traz como lema"Fluctuat ne mergitur", algo como "flutuarás, não afundarás"*
Mas agora é festa, chegou o Carnaval e o de Guapé é tido como um dos melhores do estado. O visitante é sempre bem-vindo. Se problema pode falar com o Diretor de turismo Sr. Vaninho que, gentilmente disponibiliza o seu celular no site da prefeitura: 35 9953 2708 - Claro - pode ligar para ele para elogiar também!
Para facilitar coloquei abaixo algumas sugestões de hospedagem etc. Lembro que os dados foram obtidos junto ao excelente site da prefeitura municipal, cujo link está no final.

Hospedagem:
• Pousada Interlagos: 35- 3856-1212
• Pousada Ipê: 35-38561504
• Pousada do Lago: 35- 3856-1587
• Pousada Bella Minas: 35- 3856-1529
• Pousada Sacura: 35- 3856-1916
• Hotel Barros: 35-3856-1290/3856-1894
• Grande Hotel: 35-3856-1497
• Interlagos Hotel: 35-38561212
Seguem sites de hospedagem:


Pousada do Lago




Pousada Saracura




Hotel Interlagos




Atrativos Turísticos


Algumas Imagens - clique na imagem para ampliar





*A titulo de curiosidade coloquei aqui o brasão da Cidade de Paris onde o lema também é "Fluctuat Nec Mergitur" de 1853, o que nos leva a crer que o criador do lema conhecia bem Paris, tendo o cuidado no entanto em substituir o navio do brasão francês pelo suribim de nossos rios! Outra curiosidade: na travessia do Atlântico o nosso lema perdeu um "C" e ficou "Fluctuat NE Mergitur
- Veja ao lado de nossa antiga praça, o brasão de Paris.



Reportagens da Glogo sobre a Chegada das Aguas




sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Guapé - Um lugar abençoado!

((Clique na foto para ampliá-la)) Escola de Música clássica e popular "Sol Nascente"~

Guapé - berço da Família AVILA - é de fato um lugar abençoado! Festas natalinas, Réveillon, Congadas, Carnaval! Porque falar de tudo isso é um blog de Família! - À exemplo das novelas,onde o final da trama é determinado pelas preferências do público, estive analisando as visitações ao Blog e constatei que mais de 50% é constituida de novos visitantes, que visualisam em especial as paginas falando das festas guapeenses: Congadas, São Camilo, Carnaval. Em Guapé, no início do século XIX (1825) chegou o primeiro Avila! Em retribuição ao visitante que chega até o Blog em busca de informações sobre a nossa cidade vou colocar aqui algumas informações turisticas. Guapé é, sem a menor dúvida, uma cidade privilegiada, tanto pela gentileza de seu povo quanto pela generosidade da natureza: além das águas, visiveis em todas as direções, nomes como Paredão, Macuco, Bungalow são sinônimos de lugares únicos, de beleza ímpar que o turista precisa conhecer antes de pegar o asfalto de volta. Existe uma outra beleza que nem sempre é visível no primeiro momento mas que mais cedo ou mais tarde vai ser notada: nestes últimos 5 ou 10 anos nossa Guapé tem passado por transformações. Tenho estado mais frequente nestes ultimos tempos, por razões pessoais, e tenho observado uma cidade mais limpa, um povo mais otimista e junto com isso uma quantidade de eventos que, se não explicam, contribuem para esse bem estar geral de seu povo. IPÊ - Clube Campestre de GuapéA Administração Municipal tem sido muito feliz em certos empreendimentos como a troca do material reciclável por produtos da horta comunitária (a cidade está limpíssima), alimentação a preço de custo com o restaurante "Barriga Cheia" (qualquer pessoa, sem distinção de classe, pode fazer uso do restaurante), entre muitas outras ações, simples mas com enorme reflexo sobre a qualidade de vida dos guapeenses, principalmente os mais simples. O último deles "A Sol Nascente" - uma escola de música: qualquer Guapeense pode conhecer e aprender os acordes de Chopin (=se não tiver condições a prefeitura banca! = não é fantástico?).Qual grande metrópole neste imenso Brasil tem o esgoto tratado na sua zona rural? - Guapé tem!
Com essas ações todos ganham e quem a visita fica com a sensação de um povo alegre, festivo e festeiro, acolhedor e caloroso. Quando tudo vai bem, tudo vai bem! Guapé, após o Parque das Aguas, acaba de ganhar o maior empreendimento imobiliário do Brasil, nos ultimos anos: Terramare! (terrenos que custam o preço de um AlphaVille!!!)
Para finalizar aqui está o excelente, recém-criado e muito bem feito site da prefeitura
( http://www.guape.mg.gov.br/home ) E mais: se você não gostar de alguma coisa,ou tiver alguma crítica, fale direto com o sr. prefeito, Nelson Lara. O email dele (está no site) é nelson@praiasdeminas.com.br.
Excelente Carnaval 2011 a todos - Guapé espera por vocês!
Festas, carnaval, alegria, rei momo, relax, guapé e carnaval, historias mineiras, floclore mineiro, folclore de minas, festas caipiras, relachamento, guapé onde ficar, guapé hospedagem, vida mansa, cachoeiras, carnaval 2011, cachaça, suor e cerveja!

Recepção da Escola de Música "SOL NASCENTE"

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Coisas de Minas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Carnaval 2011 = Paredão = Guapé

Para que os que conhecem possam rever e os que não conhecem possam descobrir, esta jóia da natureza, que é Parque Paredão em Guapé MG- obrigado ao Kssiotp.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Minha Prima de 95 anos!


Nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, fui conhecer a prima Maria Barbara de Avila em Ilicínea. Ela que, em 11 de março próximo, irá completar seus 95 anos! E nem precisou perguntar a alguém quando ela fará aniversário: falante, pequenininha e dos olhos típicos de grande parte da família (pequenos, quase transparentes e fervilhantes) a avó Bárbara, do nome de sua mãe e de sua avó (1a. esposa do Wenceslau Avelino de Avila, a segunda esposa foi nossa avó Maria Cândida).
Barbinha, como é conhecida, também nasceu no Mundo Novo e foi casada com o Antonio Modesto Filho, falecido há 36 anos, conforme ela mesma informa. Apesar de nunca termos nos visto antes, em poucos minutos estamos trocando frases como se fossemos conhecidos de longuíssima data, tamanha a sua empatia e vivacidade. Falou-nos da inesquecível festa de seus 94 anos, celebrada na igreja, que fica a dois quarteirões de sua casa. Hoje a vovó Barbinha vive com sua filha Luzia Natalina e não muito longe da neta Joyce.
Vamos nos rever, com certeza!
Se você quiser conhecer outros membros da família, é só ir ao site da

Arvore Genealógica

da Familia AVILA