quinta-feira, 4 de junho de 2015

AVILA – Uma busca pelas origens!

GUIA DE VIAGEM 

Introdução Por volta de 1820 (a primeira capela data de 1825) teria chegado em Guapé um senhor de nome Jose Rodrigues de Avila e cujo único bem era “uma mula arriada”. Trabalhador, conquistou logo a simpatia do capitão José Bernardes que lhe cedeu a sua enteada em casamento. Este é o começo de uma bela e extensa aventura com milhares de descendentes até os nossos dias. De onde veio este nosso ancestral?
Ninguém sabe ao certo e pelo sobrenome somos levados a pensar que possa ser Avila, na Espanha. Assim “a busca pelas origens”, objeto deste guia irá tratar dessa imponente cidade, na região de “Castilla y León”, na Espanha. Um pouco de geografia – a província de Avila tem aproximadamente 8 mil quilômetros quadrados de área e perto de 200 mil habitantes. Como nossa Guapé está cercada de montanhas (serras) e prados de vegetação rara, tendo a Serra de Gredos como pano de fundo. Encontra-se a 100kms de Madri. 
Um pouco de história – quatro séculos antes de Cristo chegam um povo celta “vetones” à região. Datam desta época os chamados “verracos”, granitos esculpidos no formato de javali ou touro, que se encontram espalhados por vários lugares. Depois vieram os romanos. Cristão, mouros se sucedem. No início do segundo milénio são construídas as famosas muralhas, por mais de 100 anos. No século XVII a capital do reino é transferida em definitivo para Madri, quando entra em um período de letargia, nunca mais reconquistando as glórias passadas. Festa e folclore – a Semana Santa no interior de suas muralhas, de São Pedro de Alcantara e da sua Santa padroeira : Santa Sonsoles.
As profanas são os carnavais e as jornadas medievais em setembro. Gastronomia – qualidade de produtos resultante da variedade geográfica e climática: são tapas, embutidos suínos, entre muitos outros. Pontos de atração -Muralhas – elas estão muito bem conservadas, com seus doze metros de altura por 3 de espessura, entremeadas de 80 torres a cada 20 metros de extensão, além das portas que são obras de grande criatividade e beleza , como a Porta de San Vicente ou a del Alcazar. -igreja de San Vicente – encontra-se fora das muralhas.
Erigido em homenagem aos três irmãos, mártires dos século III, Vicente, Sabina e Cristeta. No seu interior existe ainda o Sepulcro de San Pedro del Barco, datando de 1610 (o sepulcro vazio)...continua...