quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A Manaíra vai ser MÉDICA!

Mais uma vez os acontecimentos têm me levado a interromper o silêncio, neste Blog, para registros que não poderiam passar em branco. Desta vez também, trata-se de uma grande conquista: a Manaíra vai ser médica!

Orgulho dos pais, claro, mas também dos tios, assim como dos primos e certamente dos avós, todos eles, vivos ou não!

Não cabe aqui julgar ou escolher esta ou aquela carreira, prefiro me ater ao tamanho do desafio. Nossa família, como é sabido, não tem registro de grandes intelectuais, nem de políticos de destaque. O que sabemos, e disso eu mesmo posso testemunhar, nosso velho patriarca, sempre teve um grande respeito, sem se sentir subserviente, para com os grandes deste mundo. Nesta condição ele admirava aqueles que sabiam fazer um belo discurso na praça da cidade, os que entendiam de leis (Dr. Fonseca) e... os médicos (Dr. Odilon). E mais, ele mencionava que a mãe do Dr. Fonseca e o próprio (de tantas causas em Guapé - na época de Furnas), tinham uma grande consideração pelo seu pai (vô Lau), pois foi ele quem ajudou/financiou (financeiramente) o então pequeno Dr. Fonseca a se formar em direito, coisa raríssima na época.

Nenhum filho vence sozinho, ainda que na hora do enfrentamento estressante das provas, dos exercícios e das tabelas, é ele quem está lá. Nenhuma vitória seria possível, sem uma retaguarda: um coração de mãe que vibra angustiado e em silêncio, nas vésperas de exames, a busca paterna pela melhor logística ou os melhores valores para tantas viagens e infindáveis inscrições. A vitória é de todos.

Aqui meu pensamento se eleva para ressaltar tantas horas de dúvidas, de dedicação, de desprendimentos, de renúncias: noites mal dormidas, baladas esquecidas ou adiadas! Nada é por acaso, nenhum esforço ficará sem recompensa, desde que a vontade seja de busca por algo melhor, algo que nos engrandece e eleva. Ninguém na origem é diferente de ninguém. O que nos faz diferentes são os percursos traçados, as etapas vencidas, os objetivos alcançados. Frente ao destino, frente à vida, todos, somos iguais: Jobs, Gates, eu, você estamos no mesmo patamar. O que nos fará diferente será o resultado do que fizermos com tudo que nos acontece.

Parabéns Nério, parabéns Marinez, parabéns Carol e PARABÉNS MANA! Todos são vitoriosos e nós, nos orgulhamos enormemente pelas suas conquistas!