sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Livro do papai – 5ª. Parte

Livro do papai – 5ª. Parte
Em 1910 meu pai casou com minha mãe. Nasceu a Julieta em 1911. Em dezembro de 1913 nasceu o João Lau, depois do João um nasceu morto. Em janeiro de 1916 nasceu o José Lau. Em fevereiro de 1920 nasceu o Mario, em março de 1923 nasceu o Francisco. Em 25 de junho nasceu o Antonio. Em julho de 1928 nasceu a Maria, a caçula, que morreu com dez anos. O aniversário da Mariinha era o mesmo da minha mãe. Minha mãe quando casou com meu pai só tinha 17 anos e meu pai tinha 50 anos. Meu pai era rico e minha mãe era pobre. O pai dela empurrou ela pra casar com um viúvo velho porque era rico. Minha mãe não sabia nem mesmo coar um café e ela aprendeu a fazer de tudo. Trabalhava muito. Meu pai ficou criando as duas famílias. Em 1914 casou o Augusto. A tia Quezinha entregou a Olímpia para meu pai, ela era mocinha. Ficou pouco tempo morando em casa. Minha mãe levava a gente para as festas em Guapé. Eram os Congados e a Semana Santa. A Olímpia ia junto. Ela ficou conhecendo o Zé Garcia. E deu casamento. Quando foi pra ela casar minha mãe quem arrumou tudo, meu pai nem ligou. Minha mãe deu muita roupa quente pra Olímpia. Na semana do casamento foi a minha mãe e a Olímpia a pé, me puseram em um cavalo grande com duas malas de roupas acompanhando as duas mulheres a pé. Eu era moleque. Passando na vargem, do Angola, perto da Jacutinga, a Olímpia escorregou e caiu em um poço de enxurrada e sujou tudo de barro. Foi preciso trocar a roupa para chegar em Guapé. Ficamos na casa da minha avó, no dia do casamento. A festa foi na casa do Zé Garcia. Deu muita cerveja. Quando ia abrindo as garrafas eu ia juntando as tampinhas. Meu pai nem foi em Guapé. Minha mãe fez tudo para a Olímpia, como se fosse filha dela. Minha mãe estimava muito os enteados. Mas até o Augusto falava que se meu pai casasse com minha mãe ele acabava com tudo que tinha. A Cassiana era muito “custosa”: minha mãe saiu de casa duas vezes por causa dela. Até que ela arrumou um casamento com o Zé Norato* de Capitólio. Mas eles brigavam muito. Sempre separavam e voltavam. Até que separada meu pai levou a mudança dela pra o Pihumy. Quando o marido dela morreu, meu tio Frederico (que morava em Pihumy) trouxe ela para vê o marido morto. Ficou a Guiomar “beata” (sem casar). Na passagem dos 50 anos ela casou com o Zé Garcia. Em 30 de maio de 1930 casou a Julieta com o Domingos Evaristo. Em 2 de setembro de 1933 casou o João Lau com a Geralda do Lindolfo. Em 24 de junho de 1938 eu casei com a Luzia. Ela morreu no dia 18 de outubro de 1939. Em 1942 casou o Mario com a Madalena do Antonio Caixito. Em junho de 1947 casou o Francisco com a Inês. No começo do ano de 1948 casou o Antonio com a Luzia. Em 24 de julho eu casei com a Aparecida do Antonio Evaristo. Em primeiro de junho de 1949, nasceu Lau, no Mundo Novo.

O capitolino José Norato ajudou no massacre dos ciganos, em 1918, como consta do livro “Capitólio em Prosa e Verso”, pagina 139, do ilustre Adil Rainier Alves que tive o prazer de conhecer, em Capitólio.

5 comentários:

W. AVILA disse...

Passos para fazer comentários
1-clique em comentários abaixo do texto no blog
2-digite o texto no campo indidcado
3-anote a verificação de palavra(anti-spam) como pedido
4-escreva seu email(e senha) na conta google(hotmail,yahoo, gmail, não sei se aceita outras)
5-nenhum problema se fizer o comentário anonimo - neste caso escreva seu nome no corpo do texto.
obrigado

W. AVILA disse...

desculpe: não aceita conta do hotmail,precisa ser yahoo ou gmail ou então anonimo

Hac disse...

Prezados Meu nome é Henrique Avila de Carvalho. Filho de Maria Vitoria Com Pedro Ernesto. MAria vitoria filha de geraldo avila com maria geralda ramos de avila. GEraldo avila filho de Mizael Avila.

Hac disse...

Minha tia terezinha augusta ramos de 77 anos , guapeense mora com minha mão e vai ajudar a completar a arvore genealogica da famila avila. ele conhece todos os irmãos de Geraldo Avila e suas respectivas esposas.

Mana disse...

Tio lau
estou ansiosa para saber o rest0o da historia!
Qnd vc vai colocar mais?
bjs