sábado, 20 de novembro de 2010

GUAPÉ - Uma rápida e saudosa volta ao passado...

Abaixo um video de nossa Guapé - a que ressurgiu das águas. Belas imagens e boa música. Obrigado ao Douglas e de carona vai o merchandising para a Pousada do Lago, com muito merecimento por sinal. Coisa de guapeense competente e de muito bom gosto.
Muito bom resgatar a imagem da antiga igreja, pequena mas estilosa, com seu púlpito onde o Padre João, em dias de festa, fazia o seu temível sermão. Também a enorme praça com seu coreto, onde as moças, aos sábados à noite, davam voltas, e os moços de pé nas laterais, se derretiam em elogios discretos e respeitosos. Quando no máximo - o cúmulo da ousadia, em um quase suspiro arriscavam: "entre as duas o meu coração balança". Tudo muito antes da mini-saia, da Jovem Guarda, do iêê..iêê..iêê!!!. A 4a. foto do vídeo, possivelmente tirada da torre da igreja (1m17 do vídeo) vê-se na esquina da rua 3 de Fevereiro com a praça a loja do Joãozinho Benjamim com suas prateleiras em madeira escura, abarrotadas de tecidos muito bem dobrados, logo depois o que foi o Bar da Yolanda que depois passou a ser o Bar do Zé Lau (até as águas o tirarem de lá) e a seguir uma casa enorme, comprida - era o cinema da cidade - isto mesmo Guapé, nos anos 1950, tinha cinema. Palco do meu 1o. filme de cowboys, ao lado de meu pai - em preto e branco: imagem indelével de cowboys perseguindo indios às centenas.
Mas um dia as águas chegaram, para o desespero de dezenas e dezenas de famílias, principalmente da zona rural, com prejuizos incalculáveis e até hoje não reparados. Como está dito no vídeo "para o progresso do Brasil", só que não do povo de Guapé que, cúmulo do absurdo: afogado pelas águas de Furnas pra produzir energia elétrica para todo o Brasil, ficava às escuras(ou quase isso) quando o seu gerador (a diesel) que ficava nas dependências do grupo escolar antigo, estava em manutenção.
O São Francisco acaba de receber novas atribuições: além de proteger o povo de Guapé, tem tambem que auxiliar e proteger os navegadores - sua imagem foi fincada sobre as ruinas da antiga torre que andava atemorizando o marinheiro distraído, ao atracar nas imediações!Discordo da afirmação do vídeo: a nova igreja, "doada" por Furnas "ainda mais bela". Suas linhas retas, modernas, cópia do Palácio do Planalto não agradou aos guapeenses de então.
Até o sino, que na antiga igreja ecoava vibrante até na distante zona rural, do outro lado do ribeirão da Agua Limpa, testemunho privilegiado que foi , lá do alto da torre, da debandada geral no momento da subida das águas, desde então está mudo e triste, cansado repousa sobre um pedestal e, tal qual um passaro engaiolado, perdeu a voz para sempre.Emudeceram-no!
E como a igreja, o novo sino que o substitui, não tem a magia, a história, o carisma do anterior e muito menos o seu timbre, possante mas suave aos ouvidos.
Não: ainda falta muito para resgatar tudo que a nossa Guapé já foi. O progresso ainda anda devendo muito para o Guapé!
Mas só chorar o passado não leva a nada afinal Guapé ainda temcongadas e tem Carnaval, o Carnaval de Guapé, o melhor do sul de Minhas Gerais. Agora Guapé tem até um ALPHAVILLE, digo, TERRAMARE, onde o metro quadrado é mais caro que em qualquer Alphaville ou seja o progresso de fato chegou a Guapé e conosco,os qu evivemos a história ficam as lembranças - doces lembranças de um outro tempo!

Nenhum comentário: