sexta-feira, 9 de julho de 2010

MATHEUS - Um Ano!

Feliz Aniversário Matheus - Parabéns Alê, parabéns Valério, neste 9 de julho!
Um oportunidade, para uma reflexão sincera sobre filhos, educação e relacionamentos.
Nossos Filhos não são “DVDs virgens” ou “cadernos em branco”, mas almas antigas(almas não fazem aniversário)em busca da evolução física, mental e espiritual.
Em nome da missão que os pais têm em relação aos filhos, não determinamos suas vocações e decisões com gestos de autoritarismo e coerção.
Se os super-protegermos, eles viverão à nossa sombra, sem a mínima atitude de decisão e opção. Serão inseguros e dependentes e um dia se revoltarão contra o mundo, que não os mima, e contra nós, que os tratamos com excessos, satisfazendo a todos os seus caprichos e vontades.
Nem imposição sistemática, porque eles trazem do passado suas próprias verdades e experiências. Nem satisfação de todos os seus desejos, porque não saberão se comportar perante os outros.
Nunca tentemos instruí-los, projetando neles nossos propósitos de vida não realizados. Nossas carências não são as deles, nossas vontades não são as deles e nossos prazeres e alegrias são diferentes dos prazeres e alegrias deles.
Não os tratemos como bibelôs de porcelana, nem como objetos raros de nossa propriedade. Para educá-los é preciso respeito e amor por eles, além de muita compreensão.
Nossos filhos não são nossos, são apenas almas imortais que passam momentaneamente pelas nossas vidas. Espíritos, antes de tudo, que buscam paz e felicidade pelos seus próprios caminhos.
Texto inspirado no excelente "Um modo de entender, uma nova forma de viver", autor Francisco do Espírito Santo

Nenhum comentário: