quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dieta está associada a menor risco de Alzheimer

Dieta está associada a menor risco de Alzheimer
Qua, 21 Abr, 04h12

Adultos mais velhos parecem ter riscos menores de desenvolver mal de Alzheimer se adotarem uma dieta rica em peixe, aves, frutas, nozes, folhas verde-escuras, vegetais como brócolis e couve-flor, e molhos a base de azeite e vinagre, segundo um novo estudo.

Entre as pessoas mais velhas cuja dieta incluía a maioria desses alimentos, o risco de Alzheimer era mais de um terço menor ao longo de quatro anos do que entre aqueles que comeram pelo menos esses alimentos e mais produtos lácteos com alto teor de gordura, manteiga, carne vermelha e carne de víscera.


A combinação de alimentos associada com risco menor de Alzheimer é pobre em gorduras saturadas e rica em nutrientes como ácido fólico, vitamina E e ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.


O artigo, publicado online em 12 de abril pelo jornal Archives of Neurology, relatou as descobertas em 2.148 adultos mais velhos (média de idade de 77 anos) que moravam no norte de Manhattan, nenhum deles com demência no início do período de estudo.

Quatro anos depois, 253 tinham desenvolvido mal de Alzheimer.

O médico Nikolaos Scarmeas, autor sênior do estudo e professor assistente de neurologia do Taub Institute, da Columbia University, reconheceu que o estudo "não prova uma relação de causa e efeito entre adotar essa dieta e ter um risco reduzido de desenvolver a doença".

Mas, como ele acrescentou: "Sabemos que esses alimentos têm sido associados a resultados benéficos para outras doenças".


© 2010 New York Times News Service Tradução: Gabriela d'Ávila

Nenhum comentário: