segunda-feira, 29 de março de 2010

Programa de Treinamentos para 6km


((Clique na imagem para ampliá-la))
Conforme anunciado a tabela da Revista Runner´s com um programinha de treinamento para a distância de 6km. O objetivo é preparar o corpo para um esforço sem sacrificios, adequado e confortável. Quanto mais equilibrado o treinamento melhores os resultados. No total são 4 dias treinando e 3 de descanso,por semana, mais ou menos como seria em uma academia. Na segunda-feira 30´de um trote regenerador(TR) ou seja trotando tranquilamente sem se preocupar com velocidade. Na quarta-feira um treino para ajudar na regularidade ou seja manter uma velocidade constante. Começar com dois tiros de 500mts cada um, correndo forte (CF). A cada duas semanas acrescenta mais um tiro até completar 6. Muito importante: terminar os 500mts na velocidade que começou, sempre. Entre os dois tiros trotar por 45" a 60". Na sexta-feira 40´de TR. No sábado o chamado longo: fazer de 5 a 7kms entre CL(Corrida Leve) e CM (Corrida moderada). Para quem usa Polar(controle de batimentos) entre 65 e 85% da FCM (Frequencia cardíaca máxima). Cada um tem uma. Tire de 220 a sua idade, e....achou! a sua FCM. A minha FCM é igual a 160. Agora as porcentagens disso é com vocês, quem não sabe, volta pro banco da escola,pois o seu negócio não é corrida; é outra coisa!
Pelo programa dá pra concluir que não será possível querer treinar no Ibirapuera, quando você mora na Vila Mazzei, concordam? O negócio é achar um cantinho simpático, bem cuidado, seguro e sobretudo pertinho de casa. Do contrário só vai durar uma semana, se tanto.
Outra coisa: você pode registrar os seus treinos em um programinha muito legal chamado "My Run" cujo link segue: copie e cole em sua barra de endereços, é o: http://www.myrun.com.br/index.php?acao=login - Fácil de operar mas se dificildade me fale.
Bons treinos

2 comentários:

Manaíra disse...

tio estou mt feliz com esse programa pq torna minha corrida disciplinada...
obrigada!!

w. Avila disse...

Otimo - a palavra certa é de fato essa: disciplina. Quero lembrar que em qualquer começo tudo parece ser mais difícil mas com o tempo correr fica muito prazeroso.