José Rodrigues de Ávila – o primeiro dos AVILAs
Naquela época saiu da Espanha quatro irmãos e se espalharam para o Brasil. Um chamava JOSÉ RODRIGUES DE AVILA. Ele ficou trabalhando nas fazendas. Os outros três não sei do nome delles. Fora para o lado de Belo Horizonte, outro para o Nordeste. Todos que tem sobrenome Ávila no Brasil são descendentes desses quatro homens.
Este José Rodrigues de Ávila vivia trabalhando nas fazendas à roda de Guapé. O Capitão José Bernardes, não tinha família (filhos), só tinha uma filha adotiva. (Ela se ) chamava Conceição. Naquele tempo não usava namorar. Arrumaram o José Rodrigues de Ávila para casar com esta moça Conceição. O Capitão José Bernardes dotou ella com muita fazenda no Pontal, até o porto da Barra, até perto do Santo Antonio, até perto do Mundo Novo. Elle fez uma casa perto do Santo Antonio,lá chamava Campo do Meio. É onde morava o Augusto Lau. Esta casa era grande e era de chão, esteio de pau, a parede tinha dezoito palmos de altura, era barriada com barro, ripa de palmito e madeira toda de qualidade. O Augusto Lau morava nella. Eu conheci. O José Rodrigues de Ávila criou toda a família nesta casa. Tinha bastante filhos. O Augusto Lau era meu irmão. Era vizineto (bisneto) de José Rodrigues de Ávila. Tinha um quarto de fechar escravos, um outro elle guardava milho e outro era chiqueiro de porco. Nas paredes tinha aquelas cabaças de arapuá, abelha brava. Tinha um oratório feito de madeira de cedro muito bem feito, cabia uma pessoa em pé dentro delle, tinha as prateleiras de pôr os santos, tinha um mijolo (monjolo) perto d aporta da cozinha e mais para baixo o munho (moinho). Muita fruteira na horta. Na família do José Rodrigues de Ávila só tinha uma filha mulher, esta se chamava Bernarda. Eu conheci, já caducando. O meu avô se chamava Francisco Rodrigues de Ávila. Os outros filhos se chamavam Feliciço,pai da família dos Ciço,outro chamava Alberto, o pae da Tiluca do José Baio, o outro se chamava Aleixo,pae da Batista de varistão. Elles eramprimos. Outro se chamava João Rodrigues e era solteiro, morava junto com o Aleixo. O Aleixo, (em)vinha trazendo um carro de milho do Mundo Novo em(vinha) trepado na cabeçalho do carro Descendo a Capueira Comprida elle caiu na frente da roda do carro e morreu na hora. O candieiro (a pessoa que anda na frente do carro de bois) clocou elle em cima do milho e chegou em casa com elle morto. A mulher delle se chamava Dutra, a mãe da Batista. Passado um tempo a Dutra casou-se com o João Rodrigues. Criaram mais filhos. Elles eram cunhados. O outro filho do José Rodrigues se chamava Manuel e foi o primeiro sogro do meu pae. O outor filho do José Rodrigues se chamava Ozeias. Era vizavô da familia do mudinho do Campo de Aviação.
O José Rodrigues não deixava os filhos sair de casa nem aos domingos. La na Cava, onde morava o Braga, tinha um fazendeiro antes do Braga. Tinha uma tropa amansar, buro, mula. Elle arrumou um peão para amansar a tropa. Elle montava no burro e caía, montava de nov e caia. Falaram para o fazendeiro: lá no José Rodrigues tem um moço elle em aqui e desabusa esses burros. O fazendeiro mandou o camarada lá. Este peão era o nosso avô Francisco Rodrigues de Ávila. Ele falou para o camarada: se o velho(o pai dele) for para Guapé eu vou lá montar nos burros. O velho foi para Guapé elle foi. Chegando lá, veio a tropa para o curral. Elle pegou o mais bravo. Arreou e montou. O burro tampou a saltar. O fazendeiro falou par aos outros peões: vê o peão em cima. Elle continuou todo domingo e amnasou atropa toda. O José Rodrigues era muito importante no Guapé. Elle tinha umafilha que se chamava Bernarda. Casou com o Chico Gordo. Homem importante e bravo. Tinha umas festas no Arraial: novena da coroação de nossa Senhora. No fim da reza tinha leilão. No primeiro dia coroou a filha do Chico Gordo e não soltou foguetes. Elle falou: a festa vai ser de cerimônia, não tem fogos. No outro dia coroou a filha de outro homem. Tinha um carro de milho perto da porta da Igreja para ser leiloado. Na hora da coroação soltaram foguete. Quando fo guete subiu o Chico Gordo foi no carro de milho tirou um fueiro e disse: quero ver quem solta mais foguete. A festa vai acabar hoje. E acabou. Ninguém falou mais nada.
Elle plantou uma abacaxizal na horta,perto da estrada que ia para a Jacutinga. O pessoal estava roubando abacaxi. Um dia ele chamouum camarada, era preto e chamava Tobias. Era cumpadre delle. Levava um laço e amoitaram (escoderam atrás da moita). O Vitor Emerenciano e o Joaquim Martins, pe do Antonio Martins iam embora. O Vitor Emerenciano chamou o Joaquim Martins: vamos apanhar abacaxi? O Joaquim Martins disse: eu te espero la na frente, se tiver muito você leva um pra mim. O Vitor Emerenciano foi entrou no abacaxizal, foi apanhando e deixando com as mudas. Foi sair nos pés do Chico Gordo. Elle saiu da moita e apontou a espingarda nelle e falou: amarra elle, cumpadre Tobias. O homem tremendo de medo de morrer. Não fez nada. O Tobias amarrou elle no rabo da mula e o Chico Gordo disse:puxa cumpadre Tobias.Trela os abacaxis com as mudas todas e pôs na cacunda delle.E o Chico Gordo disse: puxa cumpadre Tobias. Elle tem qu elevar os abacaxis. Lá em Guapé -laía indo- e encontraram o Joaquim Bernardes,pae do Manoel Bernardes e doLindolfo. Elle com sua mula, ella chamava Guilhermina. O Joaquim Bernardes pediu ao Chico Gordo soltar elle. O Chico Gordo disse: não, puxa cumpadre Tobias. A mulher delle(do Joaquim Bernardes) pediu: solta elle, é moço..(ilegivel). O Chico Gordo disse: solta Tobias, agora falou gente viva(sic). Elle obedeceu o pedido da mulher e não obedeceu o pedido do marido. Elles tiraram as mudas de abacaxi. Elles levaram os abacaxis para casa. Meu pae contava que as mudas ficaram muito tempo na estrada. Este Chico Gordo era casado com a Bernarda, filha de José Rodrigues de Ávila e sogra do tio Mizael. Esta mulher eu conheci ela, caducando, morando com o Jucão pae do Lazinho Ávila .
sábado, 30 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário